Tratamento de Pés diabéticos

Tratamento de Pés diabéticos

O tratamento de pés diabéticos é uma especialidade para pessoas diabéticas que apresentam complicações como insensibilidade nos pés ou, em casos mais avançados, até deformidades.

 

Essa complicação pode acontecer se a circulação sanguínea do diabético estiver irregular, se os níveis de glicemia estiverem descontrolados, entre outros problemas.

 

Origem, sintomas e tratamento de úlcera do pé diabético

Existem diferentes tipos de pés diabéticos sintomas e tratamento, já que a origem dessa ferida pode ser:

  • Neuropática;
  • Neurovascular;
  • Vascular ou isquêmica.

 

Sintomas do pé diabético

Os sintomas do pé diabético com origem neuropática são formigamento, sensação de queimação ou dormência.

 

Já quando tem origem neurovascular (infecciosa) os pés diabéticos causam vermelhidão, inflamação com pus, dor constante e hipersensibilidade.

 

Por fim, quando a origem é vascular ou isquêmica os pés do paciente ficam mais frios, pálidos, com pele fina e tem menor pulsação. Além disso, correm o risco de sofrer inchaço!

 

Tratamento em pés diabéticos

Toda forma de tratamento de feridas – inclusive o tratamento de calosidades em pés diabéticos – exige cuidados de um especialista que pode ser um enfermeiro, técnico em enfermagem ou médico pé diabético.

 

Os profissionais responsáveis por tratar dessa enfermidade usam pomadas e trocam curativos periodicamente, mas tem casos que são encaminhados para um médico que cuida de pé diabético para que este possa receitar antibióticos ou encaminhar o paciente para cirurgia!

 

Além disso, é importante que o paciente esteja sempre com as unhas cortadas, use sapatos confortáveis (não podem ser apertados e nem ter pontas finas), esteja sempre com os pés aquecidos, não tente retirar cutículas ou calos e não ande descalço.

 

Formas de prevenir o pé diabético

Existem algumas formas super simples de prevenir o pé diabético que são:

  • Zelos de higiene diária – lavar os pés todos os dias com sabonete neutro e água morna, além de sempre secar bem os pés com toalhas mais macias antes de vestir meias e calçar sapatos;
  • Monitoramento da glicemia e peso ideal;
  • Prática de exercícios – elevações de perna, caminhadas, corrida, fortalecimento de músculos, entre outros;
  • Uso de meias de compressão e de palmilhas sob medida.

 

Como o Doutor Feridas pode te ajudar?

Se você procura por especialistas em tratamento de pés diabéticos, sua solução é o Doutor Feridas! Temos equipe especializada para atender pacientes com pés diabéticos e podemos te ajudar a encontrar exatamente o que precisa.

Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços ou conhecer melhor o Doutor Feridas!

 

Faça parte de nossa equipe!

Especialistas em pés diabéticos também podem nos procurar para fazer parte desse time de #apaixonadosporcicatrização. Aqui ajudamos o paciente encontrar o profissional certo e os profissionais qualificados a nunca ficarem sem pacientes!