ÚLCERA VENOSA: O QUE É COMO TRATAR AS FERIDAS

ÚLCERA VENOSA: O QUE É COMO TRATAR AS FERIDAS

O que é a úlcera venosa?

úlcera venosa é um tipo de ferida provocada pela insuficiência circulatória nas pernas. O sangue, ao não circular normalmente, acaba se acumulando nos membros inferiores. Isso aumenta a pressão das veias, que acabam por se romper e levar ao surgimento das úlceras.

Cerca de 70% das úlceras nos membros inferiores são venosas. E além de ser uma doença de difícil tratamento, já que a cicatrização demora a acontecer, é um problema social, uma vez que o paciente sofre com o mau cheiro e o aspecto desagradável das feridas, acabando por isolar-se do convívio com as outras pessoas.

A úlcera venosa é também uma grande causa de afastamentos do trabalho, o que acaba se transformando em um problema econômico para o portador desta enfermidade.

Como surgem as úlceras venosas?

Geralmente através de uma pequena ferida na perna, causada por um arranhão ou picada de inseto, por exemplo. Bactérias que já existem de maneira natural na pele e que não causam problemas em condições normais se infiltram na corrente sanguínea através destes ferimentos e acabam por causar o aparecimento das úlceras. Aparecem mais comumente na parte de trás do tornozelo.

Quais os sintomas da úlcera venosa?

  • inchaço nas pernas
  • sensação de peso nas pernas
  • dores
  • a pele ao redor da ferida fica com uma coloração vermelha no centro e com uma coloração mais escura em volta, o que é conhecido como “dermatite ocre”

Como tratar a úlcera venosa?

O tratamento é feito com foco em quatro aspectos: com medicação, para tratar as infecções nas feridas, curativos para manter a limpeza do local afetado e facilitar a cicatrização, prevenção do surgimento de novas feridas ou reincidência das que já foram tratadas, e controle das causas das úlceras venosas, ou seja, tratar os problemas circulatórios que causam este tipo de ferimento.

Para auxiliar na circulação, podem ser usadas meias compressivas e a manutenção da perna afetada em posição elevada durante longos períodos, assim como repouso prolongado.

O tratamento, no entanto, precisa ser personalizado de acordo com as condições físicas e de saúde de cada paciente e também de acordo com seu histórico médico. Por isso, é importantíssimo procurar o médico para tratamento da doença.

Como são feitos os curativos da úlcera venosa?

Os curativos em úlceras venosas devem ser feitos diariamente por pessoas capacitadas para isso, como os profissionais da enfermagem.

Importante saber:

  • O ponto chave do tratamento para úlcera venosa é fazer uma terapia de compressão nos membros inferiores.
  • Para isso é importante descartar a possibilidade da coexistência da doença arterial
  • O bom tratamento tópico associado à melhora do retorno venoso contribuirá para a cicatrização dessas feridas.

Além do tratamento, quais orientações são dadas ao paciente de úlcera venosa?

É importante que, além do tratamento prescrito pelo médico, o paciente tenha cuidados tanto com a higiene da ferida quanto com a alimentação. O curativo deve ser trocado periodicamente, a fim de evitar que outras bactérias entrem pela ferida.

Mudanças na alimentação também são essenciais.

Açúcares e adoçantes também devem ser evitados. Dar preferência a frutas e legumes em seu estado natural.

O médico é o profissional mais indicado para prescrever uma dieta completa e específica para cada paciente.

Também deve-se orientar o paciente a comparecer sempre às consultas para avaliação do estado das úlceras e continuidade do tratamento.

Cuidar de úlceras venosas é um processo lento, custoso e delicado.

Por isso, o acompanhamento médico, assim como seguir o tratamento todo à risca, é fundamental para que as feridas cicatrizem e a qualidade de vida do paciente melhore.

Deixe uma resposta