fbpx

Tratamento a laser para micose de unha: como funciona

O tratamento a laser para micose de unha é uma alternativa segura e eficaz para curar e prevenir esta doença.

Seu uso tem sido cada vez mais difundido, devido ao tratamento com dermocosméticos exigir um prazo longo e maior comprometimento do paciente.

Por que o laser costuma ser mais eficaz do que outros tratamentos?

Ao contrário do que acontece com as terapias tópicas envolvendo cremes, pomadas e outros dermocosméticos, a luz do laser é capaz de penetrar através da unha para atingir o fungo.

Com isso, é possível eliminar esses micro-organismos mais rapidamente, sem danificar a pele e os tecidos.

Como funciona o tratamento a laser para micose de unha

O tratamento a laser para micose de unha é feito através da exposição da unha afetada a este tipo de luz. 

Geralmente usa-se algum corante, como o azul de metileno, para auxiliar na absorção do laser, que passa pela unha e chega até o fungo, provocando um aquecimento e matando-o.

Durante o tratamento, a pessoa sente a unha esquentar, mas é uma sensação suportável. 

A luz de laser utilizada neste tipo de tratamento é de baixa frequência, não havendo risco de queimaduras e com incômodo mínimo. 

Número de sessões a laser necessárias para curar a micose na unha

Dependendo do grau de avanço da micose, são necessárias sessões semanais ou quinzenais.

O número de sessões será definido pelo médico, mas o tratamento a laser costuma fazer efeito já nas primeiras semanas e é bastante rápido se comparado com as outras alternativas, que podem levar até um ano para produzir algum resultado. 

Além de combater a micose, o tratamento a laser diminui a fragilidade das unhas, uma vez que aumenta a microcirculação sanguínea no local da aplicação do laser.

Tempo necessário para a cura da micose no tratamento a laser

A cura completa da micose leva de alguns meses até um ano, mas isso varia de pessoa para pessoa. 

O tratamento com laser para micose diminui bastante o tempo de cura, se for feito da maneira correta e com a frequência indicada pelo médico.

A unha dos pés leva algum tempo para crescer. Assim, é comum que em até um ano a unha esteja renovada e completamente saudável.

Quem pode fazer este tipo de tratamento com laser na micose de unha?

Qualquer pessoa pode fazer tratamento a laser nas unhas, porém esta modalidade é mais indicada para quem já tentou outras alternativas e não obteve a cura ou que possa ter problemas no fígado e nos rins pelo uso dos medicamentos para combater os fungos.

A vantagem do tratamento a laser sobre os métodos tradicionais, além da rapidez, é que não causa danos aos dedos ou às unhas. 

Com o tempo, os fungos desenvolvem resistência à medicação, tornando o processo ainda mais difícil. 

Com o laser, já não há este problema. A chance de a micose voltar também é mínima.

Cuidados durante o tratamento da micose

Ao iniciar o tratamento a laser para a micose nas unhas, é muito importante redobrar os cuidados com a higiene:

  • Trocar meias diariamente
  • Alternar o uso de calçados, mantendo-os sempre limpos e secos, principalmente na parte interna
  • Lavar e secar muito bem os pés, principalmente entre os dedos 
  • Pode-se também utilizar um secador de cabelos com ar frio ou morno para complementar a secagem dos membros
  • Não coçar os locais atingidos, pois o contato de outras partes do corpo com os dedos contaminados pode fazer a micose se espalhar, dificultando ainda mais o tratamento.

Um dia antes da sessão de aplicação do laser, é necessário remover esmaltes e outras decorações. 

A unha deve estar completamente limpa e pode ser lixada pelo profissional antes da aplicação do laser. 

Cada sessão dura cerca de 40 minutos, e depois dela o paciente pode retomar sua rotina normalmente. 

Como a unha costuma sofrer uma leve desidratação após a sessão, é recomendado manter a área hidratada com algum creme recomendado pelo médico ou podólogo.

Outro aspecto a se prestar atenção é o tratamento das doenças que deixam o paciente mais vulnerável ao aparecimento da micose nas unhas.

É muito importante também buscar o aumento da imunidade, tratar a diabetes e adotar uma alimentação balanceada.

A micose nas unhas não afeta apenas a aparência. Se não tratada, pode favorecer o aparecimento de outras infecções. 

Por isso, não deixe de procurar um médico para indicar o melhor tratamento.

Recomendações pós-tratamento da micose de unha

Depois de realizar o tratamento a laser na micose de unha, é fundamental manter uma rotina de cuidados para manter a saúde dos pés.

Algumas das recomendações básicas são:

  • Mantenha as unhas dos pés cortadas e limpas. Corte as unhas em linha reta e lixe as bordas para evitar quebras e rachaduras onde o fungo pode se esconder.
  • Evite o uso de esmaltes e unhas postiças durante o período de recuperação, pois eles podem reter umidade e dificultar a observação da recuperação das unhas.
  • Lave os pés diariamente com água morna e sabão antibacteriano. Limpe bem entre os dedos, onde a umidade pode se acumular.
  • Seque bem os pés após a lavagem, especialmente entre os dedos, para evitar a umidade. Utilize uma toalha limpa e, se necessário, um secador de cabelos com ar frio ou morno.
  • Troque as meias diariamente. Prefira meias de algodão ou materiais que permitam a respiração dos pés e absorvam a umidade.
  • Alterne o uso dos calçados e mantenha-os limpos e secos. 
  • Use sprays antissépticos para desinfetar a parte interna dos sapatos.
  • Não ande descalço em locais públicos, como piscinas, academias e vestiários, onde os fungos são comuns. 
  • Aplicar pó antifúngico nos pés e dentro dos sapatos pode ajudar a manter os pés secos e prevenir a micose. Escolha um produto recomendado pelo seu médico.

Quem está mais vulnerável à micose nas unhas?

Qualquer pessoa pode ter micose nas unhas, mas alguns grupos estão mais vulneráveis, como: portadores de diabete, pacientes com baixa imunidade e idosos, por exemplo. 

Problemas circulatórios também dificultam o tratamento. 

E no caso de pessoas idosas ou com doenças crônicas existe a possibilidade de medicamentos que elas já utilizem causar interferência no tratamento da micose com remédios.

Mais dúvidas comuns sobre o tratamento a laser da micose de unha

O tratamento a laser é doloroso?

O tratamento a laser para micose de unha é geralmente bem tolerado pela maioria dos pacientes. Durante a sessão, você pode sentir um leve aquecimento na área tratada, mas a sensação é considerada suportável.

Existe alguma preparação específica antes das sessões?

Sim. No dia anterior à sessão, é recomendável remover qualquer esmalte ou decoração das unhas. A unha deve estar completamente limpa, e pode ser necessário lixar a superfície da unha para facilitar a penetração do laser. Além disso, mantenha os pés limpos e secos, e evite o uso de produtos que possam interferir no tratamento, como cremes ou óleos.

Quais são as possíveis complicações do tratamento a laser na micose de unha?

O tratamento a laser para micose de unha é geralmente seguro, mas como qualquer procedimento, pode haver algumas complicações ou contraindicações. Complicações podem incluir leve vermelhidão, inchaço ou desconforto na área tratada, que normalmente desaparecem rapidamente. 

Existem contraindicações para a laserterapia na micose de unha?

As contraindicações podem incluir gravidez, amamentação, uso de certos medicamentos que sensibilizam a pele à luz, e presença de condições dermatológicas que possam ser agravadas pelo laser. 

O tratamento a laser funciona para todos os tipos de micose de unha?

O tratamento a laser é eficaz para a maioria dos tipos de micose de unha, mas a eficácia pode variar dependendo do tipo e da gravidade da infecção. Fungos que estão profundamente incorporados na unha ou infecções muito avançadas podem requerer mais sessões ou tratamentos complementares.

Qual médico devo procurar para tratar micose de unha com laser?

Para realizar o tratamento a laser para micose de unha você pode procurar um dermatologista, um podólogo ou uma clínica especializada em feridas.

Na Doutor Feridas, por exemplo, além de realizar o procedimento a laser, sua saúde poderá ser analisada por completo para controlar as causas dessa doença.

Nós temos em nossa equipe médicos, podólogos, fisioterapeutas e enfermeiros estomaterapeutas para oferecer um tratamento completo aos nossos pacientes.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

6 respostas

  1. Achei muito boa a explicação.
    Eu gostaria de saber em média quanto seria um tratamento por unha.
    Eu já fiz tratamento com remédios e pomadas mas não consigo resultado pois não tenho a determinação e já se espalhou para mais unhas.

    1. Em média 120 reais por aplicação, mas o tratamento não é só o laser, precisa ter aplicação de um bom produto tópico, medicamentos e cuidados com a unha. Vai ser um prazer te ajudar. Para agendar consultas só chamar no whtas 11 987623286

  2. Boa tarde! Gostaria de saber se gestantes podem fazem esse tratamento com laser. Estou com 31 semanas e micose na unha da mão que não melhorou após algum tempo com óleo de melaleuca e a reação inflamatória só aumenta.

  3. Bom dia!! A unha cresce em média 3mm mês, gostaria de saber com a aplicação do laser quanto ela cresce? Fazendo o tratamento a laser para micose de unhas do pé

  4. Prezado Doutor, gostaria de saber se os equipamentos comprados da china com 4 Leds também funcionam da mesma maneira? Pelo que vi a aplicação é 2x ao dia..com 2 tipos de frequência..uma azul e outra incolor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + 5 =

plugins premium WordPress
doutor-feridas-marca

Agende agora uma Consulta com um Especialista em Feridas

Temos especialistas em todo Brasil para atendimento em nossas clínicas ou em domicílio

doutor-feridas-marca

Agende agora uma consulta com um Especialista em Feridas​!

Temos especialistas em todo Brasil para
atendimento em nossas clínicas ou em
domicílio.

Aceitamos PIX, cartão ou boleto. Pagamento facilitado.