Por incrível que pareça, nossas mães não estavam certas ao passar água oxigenada nas feridas quando sofríamos algum acidente.
Na verdade, este é um dos vários mitos que precisam ser quebrados para que as feridas possam ser cicatrizadas da forma mais rápida e segura possível.
Por que não usar água oxigenada em feridas?
O peróxido de hidrogênio, conhecido como água oxigenada, é um antisséptico tópico com um alto poder bactericida.
Porém, ao aplicar água oxigenada nas feridas, ela não elimina somente os micro-organismos, mas também mata as células importantes para a regeneração da pele e para o sistema imunológico.
Além disso, em casos de determinados tipos de bactérias, como a Pseudomonas aeruginosa, o peróxido de hidrogênio pode não ser tão efetivo.
Ou seja, em vez de ajudar, a água oxigenada vai prejudicar a cicatrização.
Devo usar outros tipos de antissépticos em feridas?
É muito comum também que se utilize o álcool em ferimentos. Alguns médicos, inclusive, costumam indicar o uso de antissépticos nas feridas, como o PVPI e a clorexidina.
Mas, na verdade, na absoluta maioria dos casos, não é recomendado o uso de nenhum desses antissépticos para limpar e tratar feridas.
Vários estudos mostraram que antissépticos, como o PVPI e a clorexidina, trazem malefícios para a cura da lesão, pois impedem o crescimento de duas células essenciais para a cicatrização: o fibroblasto e o queratinócito.
Além disso, já ficou comprovado que o uso do PVPI de forma crônica na ferida pode aumentar as taxas de iodo na corrente sanguínea, expondo o paciente a uma alta dose capaz de provocar problemas renais, da tireoide e outros.
Devo usar pomadas antibióticas em feridas?
Além da água oxigenada em feridas, o uso indiscriminado de pomadas antibióticas também não é recomendado, pois ao longo do tempo é comum que as bactérias criem resistência e se torne ainda mais difícil combater a infecção.
O que posso usar para limpar uma ferida?
Em primeiro lugar, ao se machucar você deve avaliar se é um ferimento superficial ou mais complexo.
Sendo um corte superficial, pode ser realizado o seguinte procedimento:
- Lave bem as mãos antes de tocar a ferida;
- Aplique soro fisiológico (morno, de preferência) na ferida. Ou se não tiver soro, use água corrente (sem sabão);
- Aplique um creme barreira em torno da ferida para impedir a entrada de vírus, bactérias e outros micro-organismos que causam infecção;
- Cubra a ferida com um curativo não aderente, como a gaze;
- Repita esse mesmo procedimento ao longo do dia e verifique se existe evolução na cicatrização.
Não evoluindo em até duas semanas, procure um profissional especializado em feridas, pois pode haver algum tipo de doença associada que está impedindo a cicatrização.
Sem tratar a causa, será impossível promover a cicatrização. E quanto mais tempo a ferida fica aberta, maiores são os riscos de infecção.
E como limpar uma ferida complexa que não cicatriza?
Em qualquer tipo de ferida crônica (como úlceras venosas e arteriais) ou feridas profundas, você deve procurar um profissional especializado, pois existem diversos fatores que precisam trabalhar em conjunto para promover a cicatrização.
É verdade que a ferida precisa ficar aberta para respirar?
Aproveitando que já estamos aqui falando dos mitos e verdades do tratamento de feridas, também não procede a crença de que a ferida precisa ficar aberta para “respirar”.
Na verdade, sem uma cobertura, a ferida fica ainda mais exposta à infecção por bactérias, o que pode causar um problema muito mais grave.
O que o paciente deve fazer é utilizar curativos não aderentes específicos para acelerar o processo de cicatrização, conforme orientação profissional.
Qual é o profissional especializado em tratamento de feridas?
O profissional mais indicado para recomendar a melhor forma de limpar e tratar uma ferida é o enfermeiro estomaterapeuta.
Em casos de feridas complexas, é recomendável a busca por uma clínica especializada em feridas, pois o paciente pode contar com uma equipe diversificada para atuar no processo de cicatrização.Aqui na Doutor Feridas, por exemplo, nós temos uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros estomaterapeutas, fisioterapeutas, podólogos e outros profissionais focados somente no tratamento de feridas.