fbpx

Ferida na perna que não cicatriza? O que pode ser e como tratar

Ferida na perna que não cicatriza

Uma ferida na perna que não cicatriza é sempre motivo de preocupação, pois aumenta a chance de infecção e pode se tornar um problema a cada dia mais grave.

Para os médicos, qualquer ferida que não cicatriza em um prazo de 4 a 6 semanas deve ser tratada com mais atenção.

Se o ferimento atinge o estágio crônico, ou seja, se a dificuldade de cicatrização é maior do que este período, passa a ser chamada de úlcera.

Principais causas de ferida na perna que não cicatriza

Dentre as principais causas da demora na cicatrização de feridas nas pernas, estão aspectos como:

Má circulação sanguínea

Quando a circulação é comprometida, o fornecimento de nutrientes essenciais e oxigênio para a área afetada é severamente reduzido. 

Com isso, há uma resposta mais lenta do corpo à lesão, pois os tecidos têm dificuldade em se regenerar e reparar. 

Normalmente, o problema de circulação sanguínea é causado por alguma doença associada, que precisa ser investigada para que seja possível a cicatrização.

Outra situação comum é a presença de lesões por pressão, conhecidas como escaras, que costumam surgir em pacientes acamados ou com mobilidade reduzida.

Insuficiência Venosa Crônica (IVC)

A Insuficiência Venosa Crônica (IVC) é uma condição em que as veias das pernas têm dificuldade em transportar o sangue de volta ao coração devido a válvulas venosas danificadas ou enfraquecidas. 

Isso resulta em um acúmulo de sangue nos membros inferiores, levando a sintomas como inchaço, dor e sensação de peso nas pernas. 

Na presença de uma ferida, a IVC dificulta ainda mais a cicatrização, fazendo surgir as chamadas úlceras venosas ou úlceras varicosas.

Diabetes

A diabetes afeta a saúde dos vasos sanguíneos e dos nervos periféricos, o que dificulta a sensibilidade e a capacidade do corpo de detectar e responder a lesões. 

Além disso, o diabetes pode causar danos aos pequenos vasos sanguíneos e reduzir o fluxo de sangue para a área afetada.

Isso dificulta a entrega de nutrientes essenciais para a cicatrização e fazer as feridas cicatrizarem mais lentamente em indivíduos diabéticos.

Com isso, se aumenta o risco de complicações como infecções e o surgimento de úlceras de pé diabético.

Doenças arteriais

As doenças arteriais, como a arteriosclerose, podem ter um impacto significativo na cicatrização de feridas nas pernas. 

Essas condições resultam no estreitamento ou bloqueio das artérias, afetando assim o fluxo sanguíneo para a área afetada. 

Dessa forma, as células responsáveis pela cicatrização não recebem a quantidade adequada de oxigênio e nutrientes, o que retarda o processo de recuperação e faz surgir as úlceras arteriais

Além disso, a diminuição do fluxo sanguíneo pode comprometer o sistema imunológico local, tornando a área mais suscetível a infecções e outros problemas de cicatrização.

Infecção no local

A infecção desencadeia uma resposta inflamatória no corpo, atraindo células de defesa para a área afetada. 

Embora essa resposta seja fundamental no processo de cicatrização, uma infecção persistente pode resultar em inflamação crônica, impedindo a regeneração dos tecidos. 

Além disso, as bactérias presentes na ferida podem secretar toxinas que danificam ainda mais os tecidos circundantes.

Por isso, em casos de feridas infeccionadas, é necessário tratar a infecção com antibiótico via oral, ao mesmo tempo que se realiza o tratamento tópico na lesão.

Quais são os tipos de feridas mais comuns nas pernas?

Dentre as feridas nas pernas mais comuns que demoram a cicatrizar, estão as seguintes:

Úlceras venosas

As úlceras venosas são causadas pelo acúmulo de sangue nas pernas, em pessoas que já têm um histórico prévio de má circulação sanguínea.

O sangue acumulado não consegue fazer o caminho de volta até o coração, deixando o paciente com sensação de peso nas pernas, inchaço e cansaço constante.

A pressão sobre as veias aumenta e qualquer pequeno trauma, como uma batida ou um arranhão, facilita a entrada de bactérias na corrente sanguínea.

Isso leva ao surgimento de infecções e pode aumentar o tamanho da ferida.

A pele ao redor da úlcera fica avermelhada e quente, com presença de secreção, geralmente purulenta.

Úlceras arteriais

A úlcera arterial, apesar de menos comum, pode trazer muitos problemas ao paciente.

Seu surgimento também está ligado a problemas de circulação, causados pelas chamadas “doenças de fundo”, como arteriosclerose e diabetes, por exemplo.

Neste caso, o que ocorre é que o sangue não chega até as pernas, seja porque as artérias ficaram obstruídas ou endurecidas.

Como os tecidos nos membros inferiores não recebem oxigênio e nutrientes, começam a necrosar (morrer), facilitando o surgimento de feridas.

Existem algumas diferenças notáveis entre úlceras venosas e úlceras arteriais.

Ao contrário das úlceras venosas, levantar o membro afetado não diminui a dor, e compressão não auxilia o quadro, podendo até mesmo piorá-lo.

As úlceras arteriais podem ser muito doloridas e dificultar a locomoção do paciente, já que a dor impede até mesmo que a pessoa apoie o membro no chão.

Úlcera neuropática (pé diabético)

A úlcera neuropática é uma complicação comum em pessoas que sofrem de neuropatia periférica.

Essa neuropatia pode resultar de várias condições, sendo a mais comum a diabetes mellitus, provocando aquilo que conhecemos como ferida de pé diabético.

Na úlcera neuropática, a perda de sensibilidade nos membros inferiores faz o paciente se tornar incapaz de sentir dor ou desconforto associado a ferimentos ou lesões nos pés ou nas pernas. 

Com isso, pequenos traumas, como uma bolha, calo ou corte, podem passar despercebidos e não receber o tratamento adequado. 

Isso pode levar a uma ferida que não cicatriza adequadamente e se torna uma úlcera.

Úlcera por pressão (escaras)

Embora sejam mais comuns em regiões como o sacro e a bacia, as úlceras por pressão também podem surgir nas pernas.

Conhecidas popularmente como escaras, essas lesões costumam surgir em pessoas que passam longos períodos na mesma posição, como em idosos e pessoas acamadas.

A pressão constante nos calcanhares, tornozelos e parte inferior das pernas, pode reduzir o fluxo sanguíneo para a pele, levando à falta de oxigênio e nutrientes essenciais para os tecidos, formando as escaras.

Além da pressão, outros fatores contribuem para o desenvolvimento de escaras nas pernas. 

A fricção e o cisalhamento, especialmente quando combinados com a umidade, podem aumentar o risco de lesões na pele. 

Pessoas com problemas de circulação sanguínea também estão mais suscetíveis a desenvolver escaras nas pernas devido à má perfusão tecidual e menor capacidade de cicatrização.

Como tratar feridas na perna que não cicatrizam

Para tratar as feridas na perna que não cicatrizam, é fundamental buscar ajuda médica especializada.

Isso porque o tratamento de feridas crônicas envolve uma série de aspectos, como:

  • Diagnóstico do problema que está causando a demora na cicatrização;
  • Tratamento da doença associada que provocou a úlcera na perna;
  • Realização de procedimentos técnicos para remoção de tecido necrosado, como o desbridamento da ferida;
  • Indicação de antiinflamatórios e antibióticos, se necessário, caso a ferida esteja infeccionada;
  • Recomendação de curativos especiais para auxiliar na desinflamação e na desinfecção da ferida;
  • Aplicação de métodos para a aceleração da cicatrização, como a terapia por pressão negativa, laserterapia ou oxigenoterapia hiperbárica;
  • Ingestão de suplementos nutricionais que auxiliam na cicatrização.

Qual tipo de médico devo procurar para tratar uma ferida na perna que não cicatriza?

Os profissionais mais capacitados para o tratamento de feridas são o enfermeiro estomaterapeuta e o médico vascular.

Na Doutor Feridas, contamos com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, treinada especificamente para o tratamento de feridas.

É muito gratificante poder mobilizar toda essa equipe para devolver a alegria e a esperança para milhares de pessoas, por meio do tratamento de feridas incapacitantes, como no caso do Seu João:

Está sofrendo ou conhece alguém que tem uma ferida que não cicatriza? Conheça nosso time de especialistas em feridas e agende sua avaliação.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

52 respostas

  1. Tenho 1 ferida que não Cicatriza o que usar,não aguento mais,preciso de ajuda,já gastei muito.

      1. Eu só de Angola, e estou com esse problema de Úlceras, nos dois Pés, mas não consigo entrar em contacto, apartir do número;

        Se puder entrar com o meu Agradeceria 244934478735

        Preciso mesmo de Ajudo 2 anos com esses ferimentos, já tentamos de tudo…

        1. Bom dia, tudo bem ?
          Temos que avaliar como está, para indicar o tratamento correto.
          Entre em contato no nosso whatsapp, que marcaremos uma teleconsulta pra você +55 11 94151-4094

          1. Doutor boa tarde estou com uma ferida a 4 semanas e fiquei internado e esr9u usando a papaina 10 e acho q está saindo a parte amarelada o q fazer por favor , estou com medo de perder a perna sou diabético.

          2. Olá! Desde já, quero te parabenizar por ter feito contato conosco. Foi uma EXCELENTE DECISÃO, pois temos um índice enorme de casos resolvidos e pacientes satisfeitos no que diz respeito à cicatrização de feridas, e certamente poderemos fazer o mesmo por você!
            Neste caso, peço que entre em contato conosco pelo whatsapp ( https://wa.me/5511947220946) para que possamos agendar essa avaliação, ok?

        1. Olá! Desde já, quero te parabenizar por ter feito contato conosco. Foi uma EXCELENTE DECISÃO, pois temos um índice enorme de casos resolvidos e pacientes satisfeitos no que diz respeito à cicatrização de feridas, e certamente poderemos fazer o mesmo por você e sua família!

          Informações sobre tratamento só podem ser passadas pelo Médico APÓS uma avaliação inicial. Neste caso, peço que entre em contato conosco pelo whatsapp ( https://wa.me/5511963042465 ) para que possamos agendar essa avaliação, ok?

    1. Tenho uma ferida que se arrasta a mais de 4 anos..Já usei inumeras pomadas. .to sofrendo demais..Me ajude

      1. Olá Mercia tudo bem ? Poderia nos contactar pelo WhatsApp (11)96181-7880 para agendarmos uma consulta presencial. Assim consigo avaliar melhor seu caso. Aguardo retorno !

  2. Tenho uma ferida no tornozelo que não, cicatriza. O local fica inchado e muito dolorido e infeccionado, tenho muitos vasinhos e veias estourada.ja tomei vários remédios e não respondeu o problema.trabalho o dia todo em pé. Os remédios foram prescrição médica. Se puder me ajudar agradeço.

    1. Olá Sr. Jerônimo, será um prazer ajudá-lo. A melhor forma é marcarmos uma consulta para conseguir levantar todos os dados necessários para tomarmos as melhores condutas. Para agendamento só entrar em contato pelo whats 11 987623286. Trabalhamos com telemedicina

  3. Minha cunhada está com problema que a ferida não quer cicatrizar mesmo fazendo acopanhamento médico. Por seu convênio.

  4. Tenho uma ferida no calcanhar ja faz quase 1 ano ela nao sara totalmente ,nao tem pus ,mais coça bastante ,as vezes coça tanto q sangra .parece um formato de impingir. Ja fiz tantos remedios e nada oque pode ser ??
    Gostaria muito de ajuda

    1. Olá Sra. Ana, será um prazer ajudá-la. A melhor forma é marcarmos uma consulta para conseguir levantar todos os dados necessários para tomarmos as melhores condutas. Para agendamento só entrar em contato pelo whats 11 987623286. Trabalhamos com telemedicina

  5. Eu sou o besso moro em Cuiabá Mato-Grosso eu passo quase a noite toda sem sem conseguir dormir unica coisa que não tenho é dinheiro mas , eu acho que todas as doenças eu tenho tenho um amigo que por ato de caridade abriu uma conta na UNIMED e me garantiu que enquanto ele viver pagara a minha UNIMED e ainda me ajuda com os remédios se eu não tivesse ele na minha vida eu já teria visitado são pedro a muito tempo, agora são 6:08 hs e não consegui dormir ainda fico no computador pesquisando foi assim que eu encontrei o Dr. Evandro Reis é médico, enfermeiro estoma terapeuta eu agradeceria se me orientasse com um médico aqui na minha Cidade por favor que Deus o abençoe assiste o vídeo do Sr João Ribeiro de Almeida fiquei feliz por ele ter ficado bom . o numero do meu Celular WhatsApp 55 65 999078049 eu agradeceria de coração, preciso começar a trabalhar com 74 anos Ganhar pelo menos para comprar a comida

    1. Olá Sra Lenina será um prazer ajudá-lo. A melhor forma é marcarmos uma consulta para conseguir levantar todos os dados necessários para tomarmos as melhores condutas. Para agendamento só entrar em contato pelo whats 11 987623286. Trabalhamos com telemedicina

  6. Agora é a segunda vez que comento eu gostaria Sr Dr. Evandro Reis que me encaminhasse a um médico aqui de Cuiabá de preferencia UNIMED por enquanto eu agradeço

  7. Boa noite Dr Evandro preciso muito de ajuda tenho uma ferida aberta a mais de15 anos com uma bactéria multiresistente stafilococos aereus positiva muitos internamentos muitos antibióticos muitos pensos fiz tb câmaras hiperbárica etc sou de Portugal como me pode ajudar nem que seja por teleconsulta ou wtaspp obrigado fico aguardar resposta Telma Pires .

  8. ACOLHI UMA SENHORA QUE TEM UMA FERIDA NA PERNA ,ELA JA TRATA A MAIS DE CINCO ANOS ,E AINDA NAO CICATRIZOU,GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUMA RESTRICOES COM ALIMENTACO

    1. Olá Sebastiana tudo bem ? Espero que sim , no seu caso eu não consigo fazer essa analise somente pela discrição, sugiro a você a fazer uma avaliação medica presencial conosco, e preciso alguns exames médicos para saber se há restrição em alimentação. Caso tenha interesse pode nos contactar pelo nosso WhatsApp (11) 96181-7880

      1. Moro em Recife- pe. Tenho feito curativos com soro e óleo de girassol e sulfatiazina prata, enfim, tudo prescrito por angiologista e não sara e não evolue. Arde, irrita, avermelha, desavermelha, etc. Um inferno. Tenho 81 anos. Me ajudem por favor!

        1. Olá Nelson, para te auxiliar precisaria de uma avaliação, como ainda não temos clinica na sua localização poderíamos agendar uma consulta online para te auxliar melhor, poderia nos contactar por nosso whatsapp (11)96181-7880 , Aguardo retorno !!

  9. Tenho uma ferida a maus de três anos,não cicatriza,mas morto em Joinville.Ja fiz vários tratamentos agora por último 1 ano e meio com a bota di una,mas não resolve,tenho muita dor.

  10. Olá boa noite, tenho uma ferida na perna que já tem 3anos, não aguento mais de vergonha e sentir muita dor e inchaço, tenho vazinhos e veias,já passei pelo infectologista e o vascular,fiz todos os exames e meus exames não deram nada graças a Deus, não aguento mais gastar com remédios pra dor e com pomadas,por favor me ajuda pelo amor de Deus não sei mais o que fazer

    1. Olá Erika imagino seu incomodo, vamos agendar uma consulta presencial até nossa clinica para eu avaliar melhor a ferida. Caso tenha interesse pode nos contactar via whatsApp (11)96181-7880 , que agendamos pra você. Aguardo retorno !

      1. Eu fui no ZAP mas o atendente colocou o endereço, mais é só de são Paulo, não tem nenhum de vitória espírito santo,eu não tenho condições de ir pra São Paulo, eu sou faxineira e não tenho dinheiro

        1. Olá Erika infelizmente para atendimento presencial ainda não temos na sua localização ,nossas unidades estão localizadas somente em SP (Santo André) (Belo campo) (Tatuapé) E Em BH (Santa Efigênia). Mas fazemos avaliação por um dos nossos canais de comunicação , caso tenha interesse em agendar para te auxiliar melhor, poderia nos contactar por nosso whatsapp (11)96181-7880 , para te auxiliar melhor. Aguardo retorno !!

    2. Muito difícil.Minha mãe já gastou o que não tem já fazer quase um ano a ferida está pequena mais não fecha.

      1. Olá! Desde já, quero te parabenizar por ter feito contato conosco. Foi uma EXCELENTE DECISÃO, pois temos um índice enorme de casos resolvidos e pacientes satisfeitos no que diz respeito à cicatrização de feridas.
        Sou da aréa comercial da empresa, apresento os serviços da clínica, não posso dar informações técnicas de tratamento.
        Neste caso, peço que entre em contato conosco pelo whatsapp ( https://wa.me/5511947220946) para que possamos agendar uma avaliação, ok?

  11. Olá Doutor. Estou procurando ajuda para meu pai, o mesmo está com uma ferida na perna que vem se arrastando ao longo do tempo e não sara. A ferida começou bem pequena, mas tem evoluído de tamanho e já está maior do que uma moeda de um real, além de causar dores e incômodos. Estou a pesquisar, qual profissional especialista devo procurar? De ante-mão, muito grato pela atenção.

    1. Olá Rita, você fala de qual local ? para te auxiliar precisaria de uma avaliação presencial, poderia nos contactar por nosso whatsapp (11)96181-7880 , Aguardo retorno !!

    2. Olá Sérgio, você fala de qual local ? para te auxiliar precisaria de uma avaliação presencial, poderia nos contactar por nosso whatsapp (11)96181-7880 , Aguardo retorno !!

  12. Tenho um colega de trabalho que tem um ferida na perna que não cicatriza. Gostaria de ajuda-lo, quais as informações que voces gostariam de ter para poder fazer um diagnóstico a respeito.

    1. Olá Renato, você fala de qual local ? para te auxiliar precisaria de uma avaliação presencial, poderia nos contactar por nosso whatsapp (11)96181-7880 , Aguardo retorno !!

  13. Meus esposo teve um acidente de moto em 2009 comprometeu totalmente a parte de cima do pé,faz dois meses que saiu uma ferida encima do enxerto e não cicatriza qual deve ser o procedimento.
    Já passou com clínico, vascular, cardiologista.
    Nada resolveu.
    Segundo o medico é uma úlcera mais não especificou…
    Estou preocupada.
    Poderia me orientar.

    1. Olá Rita, voce fala de qual local ? para te auxiliar precisaria de uma avaliação presencial, poderia nos contactar por nosso whatsapp (11)96181-7880 , Aguardo retorno !!

  14. Boa Tarde Dr Evandro,
    Minha avó de 83 anos, com mais de 20 anos com diabetes, descobrimos agora que tem doença arterial.
    E o dedo do pé geerou uma ferida por causa de uma frieira que não cicatriza.
    O dedo ja escureceu, e estamos em tratamento com medicações pra que não precise amputar.
    Conseguimos ao menos fechar essa ferida no dedo necrosado, para que junto as medicações não se espalhe pro pé todo?

    1. Boa tarde, tudo bem ?
      Tem que ser feito uma avaliação para que possamos ver e entender melhor sobre como esta a lesão.
      Entre em contato com nosso time de atendimento +55 11 94151-4094, será um prazer te ajudar.

  15. Olá. Dr tenho uma ferida debaixo do calcanhar que começou com uma bolha de calo já tem 2 meses sofrendo pé fica muito inchado já usei várias pomadas e antibiótico por 14 dias injetavel não sei mas o que fazer sou diabetico gostaria de ajuda

    1. Bom dia, tudo bem ?
      Temos que avaliar como está, para indicar o tratamento correto.
      Entre em contato no nosso whatsapp, que marcaremos uma teleconsulta pra você +55 11 94151-4094

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =

plugins premium WordPress
doutor-feridas-marca

Agende agora uma Consulta com um Especialista em Feridas

Temos especialistas em todo Brasil para atendimento em nossas clínicas ou em domicílio

doutor-feridas-marca

Agende agora uma consulta com um Especialista em Feridas​!

Temos especialistas em todo Brasil para
atendimento em nossas clínicas ou em
domicílio.

Aceitamos PIX, cartão ou boleto. Pagamento facilitado.