Escaras são um tipo de ferida, também conhecidas como úlceras de pressão, lesão por pressão ou úlceras de decúbito.
Normalmente, elas surgem em pessoas que passam longos períodos deitados ou sentados, como idosos, pacientes hospitalizados ou com limitações de locomoção.
Como surgem as escaras?
Quando alguém passa um longo tempo na mesma posição, sem se mover, o objeto onde ela está deitada ou sentada exerce pressão sobre seu corpo – sobre a pele, articulações (juntas) e ossos.
Com isso, a circulação nesses locais que sofrem pressão fica prejudicada e os tecidos param de receber sangue e nutrientes.
Assim, a região começa a se deteriorar, podendo sofrer necrose e deixar expostos até mesmo músculos e ossos, em estágios mais graves.
Existem grupos de risco para o surgimento de escaras?
Pacientes hospitalizados, idosos e cadeirantes são os mais sujeitos ao aparecimento destas lesões, uma vez que sua mobilidade é reduzida.
Além disso, pacientes com desnutrição, diabetes e problemas circulatórios pré-existentes têm mais risco de desenvolver este tipo de ferida.
Isso acontece porque a circulação e a falta de nutrientes nas áreas que sofrem pressão, em contato com o local onde a pessoa se encontra deitada ou sentada, são as principais causas do surgimento das escaras.
Pessoas com incontinência urinária e fecal, pacientes com níveis de consciência e sensibilidade reduzidos também correm mais risco de desenvolver estas lesões.
A incontinência urinária é a perda involuntária de urina, que pode ocorrer por esforço (ao fazer exercício, tossir ou espirrar), pela vontade repentina de urinar ou por bexiga hiperativa, dentre outros.
Quais são os sintomas das escaras?
As escaras se desenvolvem pouco a pouco, e de dentro para fora.
Normalmente começa com uma vermelhidão na pele ou nas articulações, podendo evoluir para uma bolha cheia de líquido e depois para uma ferida com uma crosta arroxeada, com presença de nódulo.
Se o paciente tiver sensibilidade na região da escara, sentirá bastante dor.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é feito de maneira relativamente simples: observando a pele do paciente.
As escaras aparecem em regiões específicas do corpo – aquelas com maior contato com o colchão ou a cadeira de rodas, por exemplo – e qualquer alteração nessas áreas pode sugerir o surgimento de uma escara.
Além disso, mesmo em seus estágios mais avançados, a ferida é bem característica.
Como auxiliar no diagnóstico, se necessário, pode-se fazer uma biópsia.
As escaras podem ser classificadas em quatro estágios, de acordo com a sua evolução:
- Estágio 1 – a pele apresenta vermelhidão acentuada (hiperemia) e a lesão atinge apenas a parte mais superficial dos tecidos. Tende a desaparecer rapidamente se a pressão sobre o local for aliviada.
- Estágio 2 – é a fase da isquemia. Podem surgir bolhas nas regiões afetadas, pequenos esfolados ou até mesmo um orifício superficial.
- Estágio 3 – necrose – a parte mais profunda da pele e os músculos são afetados. Pode haver um nódulo no local e surge uma ferida arroxeada, podendo apresentar uma crosta.
- Estágio 4 – ulceração – é a fase mais grave de uma escara. Pele e músculos são destruídos e os ossos podem ficar expostos.
Qual é o tratamento indicado?
Tudo vai depender da extensão da ferida. Dependendo do estado da lesão, pode-se recorrer a medicamentos como antibióticos e uso de curativos específicos.
Escaras de estágio 4 podem precisar de intervenção cirúrgica, com remoção dos tecidos mortos e enxertos de pele para facilitar a cicatrização do local e fechamentos das lesões.
É muito importante que se inicie o tratamento tão logo seja feito o diagnóstico de escaras, uma vez que a possibilidade de infecção através dessas feridas é bem alta.
O tratamento da lesão, normalmente, engloba:
- Limpeza adequada da ferida e remoção de todo tecido morto
- Tratamento tópico da infecção de forma adequada
- Suplementos nutricionais
- Alívio da pressão local
Como prevenir o aparecimento de escaras?
A prevenção é a principal arma contra o surgimento deste tipo de ferida, assim como iniciar o tratamento logo nos primeiros estágios das lesões.
- É muito importante utilizar colchões e almofadas adequadas para acomodar o paciente, como o colchão casca de ovo, que inibe a pressão excessiva sobre a pele, ou colchões de água, ar, assim como almofadas de silicone e gel. As almofadas são especialmente úteis para acomodar regiões com maiores pontos de pressão.
- Mudar o paciente de posição a cada duas horas também é muito importante para evitar o aparecimento das escaras.
- Manter a pele sempre hidratada, limpa e seca, utilizando produtos como o óleo de girassol (Dersani).
- Trocar sempre a fralda do paciente, não excedendo períodos maiores que quatro horas.
- Ter uma alimentação rica em proteínas, sempre que possível, e com alimentos que facilitam a cicatrização da pele.
- Beber bastante líquido para melhorar a hidratação do organismo de dentro para fora.
- Cadeirantes paraplégicos podem fazer uma manobra conhecida como push, usando os braços para erguer o tronco da cadeira por alguns minutos, e fazer uso de almofadas apropriadas para proteger os pontos de pressão.
- Usar roupas confortáveis, de preferência de algodão e que não façam dobras ao sentar.
- Usar sempre roupas de cama de algodão, bem esticadas, sem dobras que possam fazer atrito com a pele e facilitar o surgimento de escaras.
- Fazer fisioterapia, seja passiva ou ativa.
- Durante o banho/higiene, nunca esfregar a pele com força.
- Examinar sempre o corpo, buscando alguma vermelhidão, principalmente nos pontos de contato do corpo com o colchão ou a cadeira, e procurar ajudar médica para iniciar o tratamento, caso necessário.
O mais importante quando se trata de escaras é cuidar para que o paciente tenha a maior mobilidade possível, trocando de posição sempre, facilitando a circulação sanguínea e mantendo a pele sempre limpa e hidratada e verificar qualquer alteração da pele.
O diagnóstico precoce evita que o paciente sofra com dores e tratamentos mais invasivos e demorados.
Quando devo procurar um médico?
Logo aos primeiros sinais de escaras é fundamental procurar a ajuda de um médico ou enfermeiro estomaterapeuta.
Na Doutor Feridas, contamos com uma equipe multidisciplinar especializada em feridas formada por médicos, enfermeiros e fisioterapeutas.
13 respostas
Sou do Rio grande Sul..tenho uma irmã acamada..faz uns cinco anos q começou a caminhar menos.. então veio a cama.. hoje só ande com ajuda de alguém..ela é maior incapaz..sou curadora dela.. devido a uma febre alta veio a Encefalite q deixou sequelas na voz.faz alguns dias atrás notei q sua região das nádegas estava ficando avermelhada.. sempre fiz bem a egieni nela..lavo de luvas com sabonete de glicerina e deixo escorrer bastante água..seco com cuidados o local e aplicativo óleo de girassol e espero um pouco coloco camisola de algodão..deixo sem calcinhas..ela não se ajuda tenho q virar e apaioar com almofadas..se for possível me envie um email.. obrigada.. boa noite.
Olá Sueli tudo bem ? Espero que sim , no seu caso eu não consigo fazer essa analise somente pela discrição , sugiro a você a fazer uma avaliação medica presencial conosco ou como é de outro estado podemos fazer virtualmente, caso tenha interesse pode nos contactar pelo nosso WhatsApp (11)961817880.
Ótima explicação.
O que passar qdo fica vermelho nas costas?
Olá Roza poderia nos contactar por nosso whatsapp (11)96181-7880 , para te auxiliar melhor. Aguardo retorno !
Apesar de ser de Portugal, gostaria de ouvir a sua opinião.
O meu sogro esteve internado no hospital, e acabou por apanhar uma escara.
Em menos de 1 mês, ficou com necrose, e acredito que pela falta de cuidados com ele.
Fez hoje uma raspagem, mas gostaria de lhe enviar foto para perceber a sua opinião.
Muito obrigado
Olá Andreia poderia nos contactar por nosso whatsapp (11)96181-7880 , para te auxiliar melhor e avaliar as fotos da ferida. Aguardo retorno!!
Ela tá com
Boa noite. meu pai esta com uma escara nas nádegas (pega 2 lados, próximo ao ânus), e a parte de cima esta preta e com cheiro forte. a equipe da saúde indicou papaiana 6% + hirogel +óleo de girasol. a lavagem e feita com soro fisiologico e sabonete protex liquido. estou preocupada com a ferida esta viva, com uma cor vermelha com sinais de recuperação, porém de repente mudou e ficou como relatei acima. por favor me ajude
Olá! Desde já, quero te parabenizar por ter feito contato conosco. Foi uma EXCELENTE DECISÃO, pois temos um índice enorme de casos resolvidos e pacientes satisfeitos no que diz respeito à cicatrização de feridas, e certamente poderemos fazer o mesmo por você!
Neste caso, peço que entre em contato conosco pelo whatsapp ( https://wa.me/5511947220946) para que possamos agendar uma avaliação, ok?