fbpx

Existe remédio para cicatrizar feridas profundas? Veja o que fazer

Imagem mostra médico analisando curativo de ferida, antes de receitar remédio para cicatrizar ferida profunda

Orientar o uso de remédio para cicatrizar feridas profundas é sempre um desafio, pois é preciso, antes de tudo, saber a origem da lesão.

Uma lesão originada por um arranhão numa superfície enferrujada terá uma abordagem diferente de uma ferida surgida por má circulação nas pernas.

Fato é que não existe um remédio para cicatrizar feridas profundas, mas sim abordagens que devem ser feitas em conjunto para promover a cicatrização.

Portanto, se você tem uma ferida profunda, é fundamental buscar orientação médica e/ou de um enfermeiro estomaterapeuta para indicar o melhor tratamento.

A seguir, vamos abordar o passo a passo básico para uma boa cicatrização e apontar os principais remédios que podem ser utilizados sob recomendação médica.

Passo a passo para cicatrização de feridas

1) Limpeza da ferida

O primeiro a se fazer sempre, antes de qualquer coisa, é realizar a limpeza da ferida. 

Para isso, o padrão ouro é a aplicação de soro fisiológico, de preferência morno, diretamente na lesão.

Caso não tenha soro fisiológico, é recomendável utilizar água morna corrente por alguns minutos na ferida.

É essencial também que todo manuseio do material seja feito com as mãos devidamente limpas ou com luvas, para evitar infecções.

Jamais utilize água oxigenada na ferida ou qualquer outro produto que não seja o soro fisiológico.

Caso haja algum tecido necrosado na ferida, busque imediatamente ajuda de um médico e/ou enfermeiro estomaterapeuta para retirar essa necrose da forma adequada.

Sem isso, será impossível a cicatrização.

2) Escolha do curativo adequado

Esse é um ponto fundamental, pois a depender do aspecto da ferida e do histórico médico do paciente, pode ser necessário o uso de curativos especiais com substâncias como papaína, colagenase ou sulfadiazina de prata, dentre outros.

O profissional mais adequado para oferecer essa recomendação é o enfermeiro estomaterapeuta, que é especializado em cicatrização de feridas.

De um modo geral, o mais importante é utilizar curativos não aderentes, que não “grudem” na ferida, como as gazes ou curativos de hidrocoloide.

3) Troca dos curativos

Tão importante quanto a escolha do curativo é realizar a troca no tempo certo.

A frequência com que você deve trocar um curativo depende de vários fatores, como o tipo de ferida, o estágio de cicatrização e o tipo de curativo usado. 

De forma geral, é recomendável trocar o curativo não aderente uma vez ao dia, mas o melhor a se fazer é seguir a recomendação do profissional que avaliou a ferida.

Quais remédios passar para cicatrizar feridas profundas?

Como eu disse, essa recomendação só pode ser realizada por um médico ou enfermeiro estomaterapeuta após avaliar a lesão e o histórico do paciente.

Feita essa ressalva, os “remédios” mais utilizados no processo de cicatrização de feridas são:

Papaína

Extraída diretamente do mamão, a papaína tem uma ação enzimática significativa que atua  na remoção do tecido morto e do esfacelo presentes na ferida. 

Por isso, é bastante utilizada em casos de feridas cuja infecção já causou necroses que possam ser retiradas por meio de curativos associados à papaína.

Colagenase

A colagenase é uma substância de origem animal, derivada especificamente da bactéria Clostridium histolyticum. 

Similar à papaína, sua ação enzimática é proeminente na remoção de necrose e esfacelo. 

Sulfadiazina de prata

Embora a sulfadiazina de prata seja um antibiótico, a presença da prata em sua composição eleva seu potencial terapêutico, ao promover a desestruturação das paredes bacterianas. 

É uma opção bastante utilizada em casos de feridas infeccionadas.

Quais remédios tomar via oral para cicatrização de feridas?

A depender do aspecto da ferida, podem ser necessários também o uso de anti-inflamatórios e antibiótico via oral para promover a cicatrização.

Normalmente os  anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como o ibuprofeno e o naproxeno, são os mais recomendados em caso de forte inflamação na ferida.

Havendo infecção, será necessário o uso de antibióticos para combater as bactérias e permitir a cicatrização, como a amoxicilina.

O médico pode receitar ainda analgésicos para aliviar a dor da ferida.

Quais remédios NÃO passar nas feridas?

Mais importante do que conhecer os remédios para cicatrização de feridas profundas, é saber o que NÃO utilizar nessas lesões.

Alguns exemplos são:

  • Água oxigenada: não auxilia na limpeza e ainda pode agravar a ferida.
  • Pomadas antibióticas: embora muitos utilizem, os estudos mostraram que o uso indiscriminado de pomadas antibióticas tende a fortalecer as bactérias e causar resistência ao tratamento.
  • Álcool: assim como a água oxigenada, não auxilia na limpeza e ainda pode prejudicar a cicatrização.

Ou seja, utilize apenas soro fisiológico e o curativo que o seu profissional de saúde de confiança recomendar.

Qual médico procurar para tratar feridas profundas?

Em casos de feridas profundas, o mais indicado é buscar a ajuda de um enfermeiro estomatapeuta para avaliar a lesão e indicar o melhor tratamento.

Se o paciente tiver alguma condição de saúde, como diabetes, hipertensão ou outras doenças que causam prejudicam a cicatrização, será necessário também o diagnóstico de um médico clínico geral para estabilizar essas doenças.

Havendo qualquer sinal de infecção na ferida, é fundamental buscar apoio médico para receitar antibióticos e outras recomendações.

Em clínicas como a Doutor Feridas, é possível encontrar médicos, enfermeiros estomaterapeutas, fisioterapeutas e outros profissionais capacitados em cicatrização de feridas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + quinze =

plugins premium WordPress
doutor-feridas-marca

Agende agora uma Consulta com um Especialista em Feridas

Temos especialistas em todo Brasil para atendimento em nossas clínicas ou em domicílio

doutor-feridas-marca

Agende agora uma consulta com um Especialista em Feridas​!

Temos especialistas em todo Brasil para
atendimento em nossas clínicas ou em
domicílio.

Aceitamos PIX, cartão ou boleto. Pagamento facilitado.