fbpx

Ferida preta: o que é e como tratar

Uma ferida preta, em qualquer parte do corpo, é sempre motivo de preocupação, pois se trata de um forte sinal de infecção.

Vamos entender quais as principais causas dessa necrose na ferida e como conduzir o tratamento.

Qual pode ser a causa de uma ferida preta?

Quando a ferida está preta, é sinal de uma pele necrosada causada pela ação de bactérias e outros micro-organismos ou pela deficiência de circulação local.

Como resposta a essas bactérias, o organismo aciona o sistema imunológico para combatê-las, ocasionando a inflamação do tecido e impedindo a cicatrização.

A infecção na ferida, geralmente, surge por três principais motivos:

  1. Quando o ferimento acontece por batidas ou arranhões em objetos infectados e a limpeza da ferida não é feita corretamente.
  2. Quando existe uma doença associada que provoca a má circulação e dificulta a cicatrização.
  3. Quando a ferida serve de porta de entrada para bactérias externas que se alojam na ferida e provocam a infecção.

Como curar uma ferida preta?

O processo de tratamento de uma ferida preta, caso seja constatada a infecção, envolve uma série de ações que devem ser realizadas em conjunto.

A primeira delas é o tratamento com antibiótico via oral para combater a infecção e, assim, abrir espaço para que o organismo promova a cicatrização.

Em casos de doenças associadas (como diabetes e outras), será necessário também controlar esse problema, com o uso de medicamentos específicos para a necessidade de cada paciente.

A depender da gravidade da lesão, o médico ou enfermeiro especialista em feridas pode sugerir ainda um procedimento conhecido como desbridamento.

Essa técnica permite a remoção desse tecido morto na ferida. Em casos mais simples, o desbridamento pode ser feito em ambiente clínico. Havendo gravidade, é necessário o procedimento em ambiente cirúrgico.

O que acontece se não tratar essa ferida preta?

Se uma ferida preta infectada não for tratada, a lesão nunca vai cicatrizar, pois o organismo seguirá reagindo à infecção.

Com isso, a tendência é de a lesão se agravar ainda mais com o tempo, exigindo procedimentos mais complexos para a cicatrização.

Posso tratar uma ferida preta em casa?

O tratamento caseiro para feridas com infecção pode ser perigoso e aumentar a gravidade da lesão.

É muito comum pacientes chegarem à nossa clínica após passarem meses tentando tratar essas feridas com pomadas antibióticas, ervas e remédios caseiros de todo o tipo.

Já ficou provado por alguns estudos, porém, que a pomada antibiótica costuma prejudicar a cicatrização de feridas infectadas, ao fortalecer ainda mais os micro-organismos.

Portanto, o melhor a se fazer é realmente buscar ajuda especializada o quanto antes, pois a tendência de uma ferida preta é sempre piorar.

Como saber se a ferida preta é uma infecção?

Além da pele necrosada, existem outros sinais que revelam uma infecção na ferida, como:

  • Presença de pus ou secreção;
  • Dor ao tocar a região da ferida;
  • Pele quente ao redor da ferida;
  • Leito da ferida com coloração amarelada ou esverdeada;
  • Febre.

Havendo qualquer um desses sinais, associado à ferida preta, certamente há uma infecção que deve ser tratada por um especialista.

Além disso, em caso de qualquer ferida que não apresente melhoras em mais de duas semanas, também se deve buscar ajuda especializada, pois são grandes as chances de haver uma doença associada impedindo a cicatrização.

O que o médico vai analisar para recomendar o tratamento?

Em primeiro lugar, o médico vai analisar como surgiu a ferida e se existe algum histórico de doenças do paciente e de seus familiares.

Ao examinar a lesão em si, será avaliado o aspecto da ferida, o tamanho da necrose e quais os demais sinais de infecção.

Podem ser solicitados ainda exames de sangue complementares ou de cultura da ferida, dependendo da gravidade da lesão.

Qual médico devo procurar?

O enfermeiro estomaterapeuta é um dos profissionais mais indicados para esse tipo de situação, pois é especializado no tratamento de feridas.

Em casos de feridas crônicas complexas, deve-se também buscar orientação médica para o tratamento das doenças que estão levando à má circulação sanguínea.

Uma boa opção, portanto, é buscar uma clínica especializada em feridas, para que sua lesão possa ser analisada por profissionais de diversas especialidades.

Aqui na Doutor Feridas, por exemplo, temos enfermeiros estomaterapeutas, médicos, fisioterapeutas e outros profissionais capacitados especificamente no tratamento de feridas.

A primeira consulta de avaliação é gratuita. Caso o paciente esteja longe de algumas das nossas clínicas, também fazemos o atendimento por telemedicina ou em domicílio.

Converse com um especialista em feridas e agende sua consulta.

O status quo no Brasil mudou e, com ele, a atitude do Estado em relação aos jogos de azar. As apostas esportivas foram legalizadas em 2018, com novas regulamentações assinadas em 2023. O Brasil fortune tiger está chegando à vanguarda do setor de iGaming e parece que todas as estrelas se alinharam para criar o novo mercado de jogos de azar mais quente.
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

2 respostas

  1. Estou com herpes zoster na sombrancelha está com um machucado que tem uma casca preta acho que está necrose ainda estou em tratamento

    1. Olá! Desde já, quero te parabenizar por ter feito contato conosco. Foi uma EXCELENTE DECISÃO, pois temos um índice enorme de casos resolvidos e pacientes satisfeitos no que diz respeito à cicatrização de feridas, e certamente poderemos fazer o mesmo por você e sua família!

      Informações sobre tratamento só podem ser passadas pelo Médico APÓS uma avaliação inicial. Neste caso, peço que entre em contato conosco pelo whatsapp ( https://wa.me/5511963042465 ) para que possamos agendar essa avaliação, ok?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × três =

doutor-feridas-marca

Agende agora uma Consulta com um Especialista em Feridas

Temos especialistas em todo Brasil para atendimento em nossas clínicas ou em domicílio

doutor-feridas-marca

Agende agora uma consulta com um Especialista em Feridas​!

Temos especialistas em todo Brasil para
atendimento em nossas clínicas ou em
domicílio.

Aceitamos PIX, cartão ou boleto. Pagamento facilitado.