fbpx

Ferida na perna saindo água: causas, sintomas e tratamento

Enfermeiro trata ferida no pé saindo água

Se está saindo água da sua ferida na perna, saiba que existem várias causas possíveis para isso.

E antes de tratar a ferida em si, é preciso descobrir como ela surgiu. Do contrário, não terá o efeito desejado e pode até mesmo piorar o problema.

Normalmente, esses fluidos costumam sair diretamente da ferida (conhecido como transudato ou exsudato) ou da pele ao seu redor.

Esse líquido que sai da ferida pode ter diferentes aspectos:

  • Seroso: aspecto de plasma aguado
  • Sero-sanguinolento: uma mistura de seroso com sangue
  • Sanguinolento: presença de sangue vivo
  • Purulento: aspecto de pus.

Importante: Feridas com alta quantidade de exsudato (líquido) geralmente estão passando por um processo de infecção, principalmente quando têm um odor muito forte e um aspecto verde ou marrom.

Possíveis causas para ferida na perna saindo água

O líquido que sai da ferida também pode ajudar a identificar a causa do problema:

Insuficiência venosa crônica

É muito comum, por exemplo, a quantidade de líquido ser grande em casos de úlcera venosa, devido à insuficiência venosa crônica.

Isso porque essa doença provoca dilatação das veias das pernas, o que leva a um aumento da pressão nas veias e saída de líquido dos vasos para a pele do paciente.

Esses pacientes também costumam apresentar grande quantidade de exsudato, principalmente quando são submetidos a terapias compressivas.

As terapias compressivas nada mais são do que enfaixamentos nas pernas desses pacientes. Elas são utilizadas para facilitar o retorno venoso e diminuir o edema (inchaço).

Nos casos de insuficiência venosa, é comum esse inchaço aparecer somente no fim da tarde e só acometer as pernas.

Insuficiência cardíaca

Por outro lado, a saída de líquidos também pode ser reflexo de condições de saúde associadas, principalmente a insuficiência cardíaca e a insuficiência renal.

Na insuficiência cardíaca, ocorre uma dificuldade de bombeamento do sangue pelo coração por esse estar mais fraco. Isso pode levar ao acúmulo de líquido nas pernas e saída desse líquido pela pele ou ferida.

Assim, o inchaço terá algumas diferenças em relação ao provocado na insuficiência venosa crônica.

Nestes casos o paciente já acorda pela manhã com os membros inchados e esse edema não acomete somente as pernas, mas também outras partes do corpo como abdome e região próxima das pálpebras.

Insuficiência renal crônica

Na insuficiência renal crônica, também pode acontecer acúmulo de líquido nas pernas pela dificuldade de filtração dos rins e remoção do excesso de líquido do corpo.

Como tratar feridas que saem água na perna?

O primeiro passo é fazer o diagnóstico correto da causa. Como já mencionamos, existem diferentes doenças que podem provocar essa situação.

E como sempre acontece no tratamento de feridas, só será possível melhorar se a causa for combatida.

Tratamento de feridas causadas por insuficiência venosa crônica

Na insuficiência venosa crônica, o melhor tratamento é a terapia compressiva, que pode ser elástica ou inelástica.

Os sistemas elásticos são utilizados em pacientes que não conseguem caminhar. Já os inelásticos são utilizados para pacientes que caminham.

Quando o líquido que sai da ferida tem características de infecção como cheiro forte e aspecto verde ou marrom, será necessário tratar a ferida de forma adequada.

Existem diferentes tipos de substâncias que desempenham esse papel:

  • Prata (carvão ativado com prata, alginato com prata, hidrofibras com prata, espumas com prata, matrizes combinadas com prata nanocristalina etc.)
  • PHMB (Polihexanida, em soluções líquidas ou em gel, gaze e espuma)
  • DACC (Dialquil Carbonila, em espumas e curativos não aderentes.

Tratando as causas de feridas por insuficiência cardíaca

A principal forma é a utilização de tratamento com corticoide, que deve ser prescrito pelo médico.

Associado ao diurético, o controle do consumo de líquidos também é importante, não podendo ultrapassar um litro por dia.

Além disso, a restrição ao sódio ajuda a diminuir o acúmulo de líquido.

É importante lembrar ainda que nesses casos não adianta elevar as pernas, pois isso pode até mesmo piorar o desconforto do paciente.

Como tratar feridas causadas por insuficiência renal

Nesses casos é importante o acompanhamento de perto da função renal do paciente.

Em casos de evolução inicial, o tratamento com diuréticos costuma ser suficiente.

Mas em casos graves pode ser necessário que o paciente seja submetido a diálise para retirada de líquidos e escórias renais que podem aumentar o risco de morte do paciente.

Esses pacientes também devem reduzir ao máximo o consumo de sódio, além de não consumir grandes quantidades de líquidos.

Principais pontos para entender sobre o líquido (exsudato) nas pernas em feridas

  • Não adianta tratar a ferida se não tratar a causa.
  • No diagnóstico é importante diferenciar as causas vasculares das não vasculares.
  • A principal causa vascular é a insuficiência venosa crônica.
  • O tratamento padrão ouro para o tratamento da insuficiência venosa é a compressão.
  • Para realização de uma compressão segura é necessário afastar causas associadas com doenças arteriais, o que pode ser feito com um doppler arterial e o cálculo do Índice de Pressão Tornozelo Braço.
  • Em caso de doenças mistas, a compressão indicada deve ser menor do que as utilizadas convencionalmente.
  • Os principais pontos a serem observados no líquido que extravasa da perna ou da ferida é seu aspecto, odor e quantidade.
  • Sinais de infecção como odor forte e aspecto esverdeado devem ser tratados com terapias tópicas adequadas.
  • Em caso de sinais sistêmicos como febre, confusão mental e alteração da glicemia, o tratamento sistêmico deve ser instituído.

Cuidados com a pele

É possível que o excesso de líquido saindo da ferida provoque uma condição chamada maceração.

Essa maceração pode levar ao surgimento de novas feridas ou ao aumento da existente.

Por isso, é importante nessas condições proteger bem a pele e aplicar coberturas absorventes na ferida, como alginato de cálcio, hidrofibras e espumas de poliuretano.

Para proteger a pele, existem ainda as películas em spray e os cremes barreiras de proteção.

O que fazer quando se tem uma ferida que sai água na perna?

A primeira iniciativa é procurar um médico imediatamente, de preferência numa clínica especializada em tratamento de feridas.

Em caso de recomendação de terapias compressivas pelo médico, tome os cuidados necessários, principalmente na utilização da bota de unna, que não pode molhar nos intervalos das trocas.

Além disso, você deve reportar à equipe responsável pelo seu atendimento qualquer alteração no aspecto e cheiro do líquido que sai da ferida ou das pernas.

Na Doutor Feridas, nossos pacientes contam com um time de especialistas em nossas clínicas presencialmente ou via telemedicina.

Temos uma base de profissionais espalhados pelo Brasil para aplicar os tratamentos recomendados e executar as terapias compressivas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

26 respostas

  1. Tenho uma ferida no maleolo do pé,foi uma picada de pernilongo que virou uma ferida,ficou enorme,já fazem dois anos,oque consegui foi fechar 70%,agora está muito difícil,faço laserterapia,já tratei com placas e vários tipos de pomadas, não fecha!
    Sinto muita dor.

      1. Boa Noite
        Meu irmão saiu uma ferida na perna já tomou vários antibiótico ficou internado a tem um burraquinho no joelho que só fica saindo o líquido escuro com sangue

        1. Olá Niede, você fala de qual local ? para te auxiliar precisaria de uma avaliação presencial, poderia nos contactar por nosso whatsapp (11)96181-7880 , Aguardo retorno !!

  2. Bom dia fiz um procedimento de espuma na perna direita dia 31 do 7 , uma semana depois formou uma bolha no local e estourou formando uma úlcera , estou fazendo de tudo já tomei antibióticos e não está adiantando nada está do mesmo jeito curativo todos os dias e fica vermelho o que devo fazer pra cicatrizar essa úlcera obrigado pela atenção. [email protected] 998526875

  3. Tenho insuficiência venosa crônica,e de uns dias pra cá esta minando esse líquido transparente,e chega ser até constrangedor,por que molha até a calça do joelho pra baixo

  4. Na minha perna esquerda eu tenho uma crise de coceira de ficar vermelha e ela esta bem preta e fica soando so n tem cheiro e as vezes fica dormente. E na perna direita n sei como apreceu uma ferida no tornozelo onde ficar minando de molhar o tênis todo, mais n tem cheiro.

    1. Olá Mauricio tudo bem ? Espero que sim , no seu caso eu não consigo fazer essa analise somente pela discrição , sugiro a você a fazer uma avaliação medica presencial ou virtual conosco, caso tenha interesse pode nos contactar pelo nosso WhatsApp (11)961817880.

  5. Tenho insuficiência venosa crônica,e de uns dias pra cá esta minando esse líquido transparente,e chega ser até constrangedor,por que molha até a calça do joelho pra baixo

    1. Não entendi sua colocação Nilson, não podemos fazer avaliação pela Internet. Medicina é uma profissão. Receber pelo meu atendimento é algo que mereço pela dedicação que tive em estudar e me preparar para oferecer o melhor aos meus pacientes.

  6. Dr.apareceu umas feridas nas minhas pernas,já não sei mais o que fazer,aí lado externo da perna e sai água transparente sem mau cheiro,está na primeira camada da pele tem quatro meses,apareceu um inchaço ficou as bolhas e assim ficou arde muito ,dói,arde e queima.na outra perna estou achando que é ucera devido o tempo, começou com uma bolha do tamanho de grão de feijão rápido teve almento de tamanho,já não sei mais o que usar de medicamentos e pomadas , cremes está na terceira camada da pele,por amor de Deus dr.mim ajude,agradeço desde já.

    1. Olá Joselita tudo bem ? Espero que sim , no seu caso eu não consigo fazer essa analise somente pela discrição , sugiro a você a fazer uma avaliação medica presencial ou virtual conosco, caso tenha interesse pode nos contactar pelo nosso WhatsApp (11)961817880.

      1. Olá! Desde já, quero te parabenizar por ter feito contato conosco. Foi uma EXCELENTE DECISÃO, pois temos um índice enorme de casos resolvidos e pacientes satisfeitos no que diz respeito à cicatrização de feridas, e certamente poderemos fazer o mesmo por você e sua família!

        Informações sobre tratamento só podem ser passadas pelo Médico APÓS uma avaliação inicial. Neste caso, peço que entre em contato conosco pelo whatsapp ( https://wa.me/5511963042465 ) para que possamos agendar essa avaliação, ok?

        1. Não sei o q fazem nessa página se não podem dar uma orientação, se quisesse consulta ia direto no médico aff

          1. Aqui fazemos apenas o agendamento da consulta na qual o Médico fará a avaliação e poderá determinar o melhor tratamento conforme o diagnóstico, entende? Precisamos avaliar sua ferida de forma correta e responsável, mas não fazemos avaliação pelo whatsapp. Utilizamos uma plataforma própria para isso conforme exige a legislação, e onde fica registrada a evolução do tratamento. Não cobramos avaliação inicial PRESENCIAL onde temos Unidades físicas de atendimento.

            No seu caso porém, como não temos Unidade física da DOUTOR FERIDAS em sua Região, só conseguimos atender via teleconsulta mesmo, para diagnóstico, caso deseje. O valor de R$ 200,00 corresponde à ativação da plataforma de Teleconsulta, para seja habilitada e possa interagir com o Médico neste local onde não temos uma Unidade física funcionando.

  7. Cortei a perna esquerda com um azulejo quebrado que caiu em cima da minha canela
    No mento do corte saiu um pouco de sangue.mais depois de limpar o corte com sabão neutro e soro fisiológico e passar pomda anti inflamatória,parou de sangrar e agora está escorrendo um líquido transparente e sem odor, aconteceu hoje.
    Devo me preocupar? Está coberto com gases e não dói .

    1. Olá! Desde já, quero te parabenizar por ter feito contato conosco. Foi uma EXCELENTE DECISÃO, pois temos um índice enorme de casos resolvidos e pacientes satisfeitos no que diz respeito à cicatrização de feridas, e certamente poderemos fazer o mesmo por você e sua família!

      Informações sobre tratamento só podem ser passadas pelo Médico APÓS uma avaliação inicial. Neste caso, peço que entre em contato conosco pelo whatsapp ( https://wa.me/5511941514094 ) para que possamos agendar essa avaliação, ok?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − 5 =

plugins premium WordPress
doutor-feridas-marca

Agende agora uma Consulta com um Especialista em Feridas

Temos especialistas em todo Brasil para atendimento em nossas clínicas ou em domicílio

doutor-feridas-marca

Agende agora uma consulta com um Especialista em Feridas​!

Temos especialistas em todo Brasil para
atendimento em nossas clínicas ou em
domicílio.

Aceitamos PIX, cartão ou boleto. Pagamento facilitado.