fbpx

Como acelerar a cicatrização de feridas

Demonstração de uso de aparelho de terapia por pressão negativa em um paciente de feridas

Acelerar a cicatrização de feridas pode significar não apenas a volta mais rápida à qualidade de vida, mas também a redução do custo do tratamento.

Sim, porque quanto mais rápida for a cura total da ferida, menores serão os gastos com novas consultas, curativos e outros que fazem parte do processo de cicatrização.

Por tudo isso, principalmente em casos de feridas crônicas mais graves, é importante analisar a possibilidade de tratamentos especiais para acelerar a cicatrização e retomar as atividades o mais rápido possível.

Não busque fórmulas mágicas

Mas antes de abordarmos sobre esses tratamentos mais avançados, é importante você entender que não existe fórmula mágica quando o assunto é cicatrização de feridas complexas.

Em primeiro lugar, é preciso manter a ferida limpa, coberta e com o mínimo possível de pressão sobre ela, seguindo as recomendações de um especialista. 

E, mais importante ainda, é não acreditar em fórmulas milagrosas para cicatrização de feridas crônicas, pois isso pode agravar ainda mais o seu problema.

Ou seja, antes de buscar meios de acelerar a cicatrização, primeiro faça a sua parte, pois do contrário o tratamento pode não surtir o efeito desejado.

6 tipos de tratamentos e condutas para aceleração da cicatrização

Os tratamentos que vamos relacionar a seguir já foram amplamente testados, validados pela ciência e têm um alto potencial de eficácia em feridas graves.

Terapia por pressão negativa

Popularmente conhecida como terapia a vácuo, a terapia por pressão negativa é um dos tratamentos de melhor custo-benefício para aceleração da cicatrização de feridas.

A técnica consiste em aplicar dispositivos que visam criar uma sucção no leito da ferida para ajudar na cicatrização. 

Com isso, é possível aumentar o fluxo sanguíneo para o leito da ferida, controlar o exsudato (líquido que sai da ferida) e ainda eliminar as infecções bacterianas.

Entre suas principais vantagens estão o fato de exigir menos trocas de curativos e não precisar ser realizada em centros cirúrgicos, o que acaba gerando um custo menor em comparação com outros tratamentos.

Laserterapia

O laser de baixa intensidade é outro tratamento simples e de alto potencial para a aceleração da cicatrização.

Isso porque a aplicação do laser na ferida ajuda a melhorar a microcirculação local e reduzir o inchaço, a inflamação e a dor.

É uma técnica que não traz contraindicações, além de ser indolor e poder ser realizada em conjunto com outros tratamentos.

As sessões consistem na aplicação local do laser, podendo levar de 10 a 30 minutos, a depender da lesão.

O número de sessões também variam conforme a gravidade da ferida, o histórico do paciente e seus hábitos diários.

Ozonioterapia

Conhecido por sua ação antisséptica, bactericida, anti-inflamatória e regeneradora da pele, o ozônio tem sido cada vez mais reconhecido mundialmente pelo seu poder de cicatrização de feridas.

A ozonioterapia para feridas pode ser realizada de diversas formas, como a aplicação do gás na pele ou intravenosa e intramuscular, entre outras.

A administração deve ser realizada por um profissional de enfermagem especializado.

Oxigenoterapia hiperbárica

A oxigenoterapia hiperbárica  expõe o corpo a um nível de 100% de oxigênio a uma alta pressão.

É um tratamento eficaz, na medida em que a ferida precisa de oxigênio para cicatrizar adequadamente.

Neste tipo de terapia, o paciente entra numa câmara hiperbárica, onde fica de 30 minutos a duas horas imerso em oxigênio de alta pressão, a depender do caso.

A quantidade de sessões vai variar conforme a resposta do organismo ao tratamento.

Curativos especiais

Os curativos também têm um papel importante na aceleração da cicatrização de feridas, para criar um ambiente eficaz para a desinfecção, desinflamação e melhora da circulação.

Para isso, existem uma série de curativos especiais com associação a prata, polihexanida e dialquilcarboila, dentre outros ativos.

Se você está sofrendo com uma ferida crônica, procure a orientação de um especialista em feridas em relação ao melhor curativo para o seu caso.

Em muitas vezes, com uma simples substituição de curativos, já é possível ver resultados expressivos na melhora da cicatrização.

Suplementação nutricional

Embora seja um tema ainda pouco explorado no processo de tratamento de feridas, a boa alimentação é fundamental para ajudar na desinflamação e na regeneração dos tecidos.

Por isso, a suplementação nutricional tem se tornado um complemento importante durante a cicatrização de feridas, pois ela vai potencializar os resultados do tratamento.

Hoje existem diversos suplementos focados na cicatrização, que devem ser consumidos conforme orientação profissional.

Como escolher o melhor tratamento

A escolha por um desses tratamentos deve ser realizada com o apoio de um médico especializado em cicatrização de feridas.

Isso porque é preciso entender todo o histórico do paciente, das doenças associadas à ferida e da própria maneira em que a lesão surgiu e evoluiu no decorrer do tempo.

A maioria dos pacientes que busca esse tipo de tratamento já tentou cicatrizar a ferida de outras maneiras, sem sucesso.

Todo esse histórico deve ser levado em conta na definição do melhor tratamento para acelerar a cicatrização de feridas, além de aspectos relacionados a logística e custo-benefício.

Qual tipo de clínica devo procurar para esses tratamentos?

O ideal é buscar uma clínica especializada em cicatrização de feridas próxima a você.

Nestes locais, normalmente, existem profissionais de diversas especialidades treinados em terapias avançadas de cicatrização.

Aqui na Doutor Feridas, por exemplo, nós temos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, podólogos e outros profissionais habilitados a tratar todos os tipos de feridas.

Como funciona a avaliação e a definição do tratamento

Na primeira consulta de avaliação, são analisados todo o histórico do paciente, bem como seus exames e a característica da ferida.

Já nessa primeira consulta, se necessário, são indicados remédios para controlar a infecção e tratar as doenças associadas.

São recomendados também os melhores tipos de curativos para a ferida, com as instruções corretas para a higienização e manuseio dos curativos em casa.

Se necessário, já é dado início à limpeza e a remoção de tecidos desvitalizados para combater eventuais infecções e criar o ambiente necessário para a cicatrização.

Havendo a necessidade, são solicitados exames complementares para o fechamento do diagnóstico.

E, a partir daí, é possível entender qual o melhor tratamento para a aceleração da cicatrização da ferida.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

14 respostas

  1. Gostei muito dos esclarecimentos, que nos passa,nunca saberia desse atendimento,se não fosse pelo Dr. Evandro Reis. DEUS abençoe 🙌

  2. Oiii doutor….vocês também tratam de feridas de lupus cutâneo…tenho lupus cutanio só na pele e s feridas que saíram em mim deixaram cicatrizes ….e dizem que estas cicatrizes são irreversível é verdade ou não? Tem tratamento???

    1. Olá! Desde já, quero te parabenizar por ter feito contato conosco. Foi uma EXCELENTE DECISÃO, pois temos um índice enorme de casos resolvidos e pacientes satisfeitos no que diz respeito à cicatrização de feridas, e certamente poderemos fazer o mesmo por você!
      Neste caso, peço que entre em contato conosco pelo whatsapp ( https://wa.me/5511947220946) para que possamos agendar essa avaliação, ok?

    1. Olá! Desde já, quero te parabenizar por ter feito contato conosco. Foi uma EXCELENTE DECISÃO, pois temos um índice enorme de casos resolvidos e pacientes satisfeitos no que diz respeito à cicatrização de feridas, e certamente poderemos fazer o mesmo por você!
      Neste caso, peço que entre em contato conosco pelo whatsapp ( https://wa.me/5511947220946) para que possamos agendar uma avaliação, ok?

  3. Fiz a embulizacao de aneurisma na arteria esplênica, e a arteria que foi pulsada teve hemorragia e durante a recuperação abriu uma ferida enorme na área inguinal, tenho feito sessões de câmera hiperbárica, curativo de pressão negativa e fiz também ayla plasma. Mesmo com tantos cuidados percebo que o processo está sendo lento, isso depende de organismo ?

    1. Olá! Desde já, quero te parabenizar por ter feito contato conosco. Foi uma EXCELENTE DECISÃO, pois temos um índice enorme de casos resolvidos e pacientes satisfeitos no que diz respeito à cicatrização de feridas.
      Sou da aréa comercial da empresa, apresento os serviços da clínica, não posso dar informações técnicas de tratamento.
      Neste caso, peço que entre em contato conosco pelo whatsapp ( https://wa.me/5511947220946) para que possamos agendar uma avaliação, ok?

  4. Gostaria de saber qual melhor pomada para escareas faz três meses que estou tentando curar de minha mãe acamada

    1. Olá! Desde já, quero te parabenizar por ter feito contato conosco. Foi uma EXCELENTE DECISÃO, pois temos um índice enorme de casos resolvidos e pacientes satisfeitos no que diz respeito à cicatrização de feridas.
      Sou da aréa comercial da empresa, apresento os serviços da clínica, não posso dar informações técnicas de tratamento.
      Neste caso, peço que entre em contato conosco pelo whatsapp ( https://wa.me/5511947220946) para que possamos agendar uma avaliação, ok?

  5. Olá Dr. Evandro Reis.
    Tenho uma úlcera venosa há mais de dose anos. Sendo que, no ano de 2014 eu conseguir atendimento com internação nas obras sociais Irmã Dulce, e depois de 2 meses internada, sai de lá com minha perna quase cicatrizada. Alcancei a cicatrização total em casa, depois da alta eu fiz a aplicação com bota de unna por duas semanas a mais e a lesão cicatrizou. Passei oito anos com ela fechada, mas não passado ela voltou a abrir, e o sofrimento voltou também! Já usei bota de unna, quase fechou, mas o custo alto deixei de usar, abriu mais hoje em dia. Já usei alginato de cálcio com prata, liquacel subrasorb, uso no curativo solução de Phmb, gases estéril,.atualmente faço uso de hidrogel dersani, pois está inflamada a lesão.fiz uso de medicamento com cefalexina 500mg por 15 dias. A dor não passa, só com dipirona, quando passa. Ontem comprei alginato de cálcio por indicação da atendente da loja que é enfermeira. Mas gostaria de uma avaliação de um profissional.
    Obrigada e desculpe pelo depoimento imenso.

    1. Olá! Desde já, quero te parabenizar por ter feito contato conosco. Foi uma EXCELENTE DECISÃO, pois temos um índice enorme de casos resolvidos e pacientes satisfeitos no que diz respeito à cicatrização de feridas.
      Sou da aréa comercial da empresa, apresento os serviços da clínica, não posso dar informações técnicas de tratamento.
      Neste caso, peço que entre em contato conosco pelo whatsapp ( https://wa.me/5511947220946) para que possamos agendar uma avaliação, ok?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × dois =

plugins premium WordPress
doutor-feridas-marca

Agende agora uma Consulta com um Especialista em Feridas

Temos especialistas em todo Brasil para atendimento em nossas clínicas ou em domicílio

doutor-feridas-marca

Agende agora uma consulta com um Especialista em Feridas​!

Temos especialistas em todo Brasil para
atendimento em nossas clínicas ou em
domicílio.

Aceitamos PIX, cartão ou boleto. Pagamento facilitado.