fbpx

Como saber se uma ferida está cicatrizando?

Para saber se uma ferida está cicatrizando, é preciso conhecer os estágios de cura que ocorrem em todas as lesões na pele.

A seguir, você entenderá sobre cada uma dessas fases e quais tipos de sinais podem apontar para uma infecção ou ferida crônica.

Os quatro estágios da cicatrização

As fases de cicatrização de qualquer ferida sempre vão obedecer à seguinte ordem:

 1. Hemostasia

Tão logo a lesão ocorre, o seu corpo entende que é preciso parar o mais rápido possível o sangramento.

Como resultado disso, seu organismo busca formar um coágulo para impedir que o sangue se alastre

Com isso, os vasos sanguíneos ao redor da ferida se estreitam e, durante o processo de coagulação, as plaquetas se encontram com o colágeno da pele e outros tecidos, tornando o sangue mais denso, como um gel.

Esse estágio costuma durar alguns minutos e você percebe que ele passou quando a ferida interrompe o sangramento.

2. Inflamação

A missão do seu organismo agora é se livrar de possíveis bactérias e micro-organismos que prejudicam a cicatrização.

Para isso, são liberados glóbulos brancos e células conhecidas como macrófagos, que auxiliam no combate aos germes e na limpeza da ferida.

Este estágio costuma levar de quatro a seis dias. Neste período, pode haver vermelhidão, inchaço e dor na ferida, além de sentir a pele quente ao toque.

Pode surgir também um líquido transparente ao redor da ferida, conhecido como exsudato.

Mas se esses sintomas persistirem por algumas semanas, é sinal de que existem barreiras à cicatrização e que será necessário consultar um especialista, como veremos mais adiante.

 3. Proliferação

A fase proliferativa marca o início da regeneração da pele. Neste estágio, as células se multiplicam e se espalham pelo organismo para reparar a ferida.

Normalmente esse estágio costuma levar de quatro a 24 dias.

Durante esse tempo, se forma um tecido de granulação rosa ou vermelho e de textura irregular ao redor da ferida, sem sangramento.

Caso este tecido seja muito escuro, é mais um sinal de que a ferida não está cicatrizando corretamente, exigindo também a consulta com um especialista.

4. Maturação

O estágio de maturação é o reforço à fase anterior, em que o corpo começa a fortalecer ainda mais o reparo e a regeneração da pele.

No início, o novo tecido pode parecer rosado, enrugado ou esticado. Mas com o passar do tempo, ele vai esbranquiçado e se tornando mais achatado. 

Esse estágio permanece mesmo após a cicatrização, podendo durar de três semanas a dois anos até reforçar totalmente a pele em torno da cicatriz.

Sinais de alerta durante o processo de cicatrização

Agora que você já tem como saber se uma ferida está cicatrizando, é importante conhecer também os sinais de problemas na cicatrização, como:

  • Mais de duas semanas sem sinal de melhora;
  • Mau odor na ferida;
  • Febre;
  • Sangramento mais de 48h após a lesão;
  • Líquido marrom ou esverdeado saindo da ferida;
  • Inchaço ou vermelhidão na pele mais de uma semana após a lesão;
  • Escurecimento da pele nas bordas da ferida;
  • Presença de pus.

Esses são alguns dos principais sinais de infecção na ferida que, se não forem tratados por um especialista, vão impedir a cicatrização.

Doenças associadas que podem afetar a cicatrização

Se não houver melhora na ferida até duas semanas após a lesão, pode significar também que existe uma doença atrapalhando a cicatrização.

As doenças mais comuns que prejudicam esse processo são o diabetes, a insuficiência venosa crônica, a doença arterial periférica e outras que causam a má circulação do sangue no organismo.

Se elas não forem tratadas em conjunto com a ferida, será impossível promover a cicatrização.

Maus hábitos que prejudicam a cicatrização

Existem ainda uma série de maus hábitos que prejudicam a cicatrização, como o tabagismo, consumo excessivo de álcool, sedentarismo e a má alimentação.

Pessoas obesas e idosas também são mais suscetíveis a feridas crônicas, devido a uma pré-disposição a condições que provocam a má circulação do sangue no organismo.

Como proceder com uma ferida que demora a cicatrizar?

O tratamento de uma ferida requer diversas ações conjuntas, que podem envolver o uso de medicamentos para controlar possíveis doenças associadas, antibióticos orais, curativos especiais para feridas abertas, remoção do tecido morto e até mesmo a cirurgia.

Por isso, se você tem uma ferida com alguns dos sinais expostos acima, procure imediatamente um especialista.

Quanto mais tempo essa ferida permanece aberta, maiores são os riscos de piorar ainda mais a infecção e tornar a cicatrização mais difícil.

Como saber se uma ferida está cicatrizando? Converse com um especialista em feridas

Agora que você tem os sinais de como saber se uma ferida está cicatrizando ou não, é recomendável procurar um especialista em feridas para fechar o diagnóstico.

Os profissionais mais indicados para isso são os enfermeiros estomaterapeutas, especialidade que atua na cicatrização de feridas.

Outra possibilidade é buscar uma clínica especializada em feridas próxima a você, pois nestes locais existem profissionais de diversas especialidades focados somente na cicatrização.

Na Doutor Feridas, temos médicos, enfermeiros estomaterapeutas, fisioterapeutas, podólogos e outros profissionais, com atendimento na nossa clínica, em domicílio ou via telemedicina.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

6 respostas

  1. Olá boa noite !!! Preciso tirar umas dúvidas…
    Estou com uma ferida na canela ,já algum tempo é acabei não tratando!! 15 dias pra cá está muito vermelho em volta ,dói quando fico muito tempo em pé, e venho passando pomada ,tomando remédio pra circulação e usando a babosa na ferida !!! Vejo que está diminuindo o tamanho ,mais me preocupa se tenho que tomar medicação pra i flamacao !!
    Não sai pus ,nem tipo de líquido!!

    1. Olá! Desde já, quero te parabenizar por ter feito contato conosco. Foi uma EXCELENTE DECISÃO, pois temos um índice enorme de casos resolvidos e pacientes satisfeitos no que diz respeito à cicatrização de feridas, e certamente poderemos fazer o mesmo por você!
      Neste caso, peço que entre em contato conosco pelo whatsapp ( https://wa.me/5511947220946) para que possamos agendar essa avaliação, ok?

  2. Olá eu fiz uma cirurgia na canela devido um acidente e quando tirei os pontos ficou aberto uma região e criou casquinha tem 23 dias queria saber se e normal essa casquinha tire minha dúvida estou um pouco preocupado

    1. Olá! Desde já, quero te parabenizar por ter feito contato conosco. Foi uma EXCELENTE DECISÃO, pois temos um índice enorme de casos resolvidos e pacientes satisfeitos no que diz respeito à cicatrização de feridas.
      Sou da aréa comercial da empresa, apresento os serviços da clínica, não posso dar informações técnicas de tratamento.
      Neste caso, peço que entre em contato conosco pelo whatsapp ( https://wa.me/5511947220946) para que possamos agendar uma avaliação, ok?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 7 =

doutor-feridas-marca

Agende agora uma Consulta com um Especialista em Feridas

Temos especialistas em todo Brasil para atendimento em nossas clínicas ou em domicílio

doutor-feridas-marca

Agende agora uma consulta com um Especialista em Feridas​!

Temos especialistas em todo Brasil para
atendimento em nossas clínicas ou em
domicílio.

Aceitamos PIX, cartão ou boleto. Pagamento facilitado.