fbpx

Ferida no dedo do pé que não sara: O que pode ser e como tratar

Imagem mostra homem exibindo sola do pé com uma ferida no dedo do pé que não sara

Uma ferida no dedo do pé que não sara pode ser preocupante e, muitas vezes, indicativa de problemas mais graves que exigem atenção médica. 

Vamos entender as possíveis causas, como identificar se a ferida está relacionada ao pé diabético e as melhores formas de tratamento.

O que pode ser uma ferida no dedo do pé que não sara?

Quando uma ferida no dedo do pé não cicatriza, é essencial considerar várias possibilidades. 

As causas mais comuns são:

  • Pé diabético: Pacientes com diabetes têm maior risco de desenvolver feridas nos pés que não saram devido à neuropatia diabética e à má circulação. Essas feridas são conhecidas por serem difíceis de cicatrizar.
  • Má circulação, frequentemente causada por doenças vasculares periféricas.
  • Infecções: Uma infecção na ferida pode impedir a cicatrização adequada.
  • Atrito constante: O uso de calçados inadequados pode causar feridas que não cicatrizam facilmente devido ao constante de atrito e pressão.

Como saber se a ferida no dedo do pé que não sara é pé diabético?

Se você tem diabetes, é vital monitorar seus pés regularmente. 

Aqui estão alguns sinais que podem indicar que a ferida está relacionada ao pé diabético:

  • Sensação de dormência ou formigamento nos pés pode indicar neuropatia diabética, causando uma úlcera neuropática
  • Feridas com bordas irregulares e profundas, atingindo tecidos subjacentes.
  • Sinais de infecção, como vermelhidão, pus, calor local e mau cheiro.
  • Se a ferida permanece por semanas sem sinais de cicatrização, mesmo com cuidados básicos, pode ser um indicativo de pé diabético.

Como tratar uma ferida no dedo do pé que não sara

O tratamento de uma ferida no dedo do pé que não sara exige uma abordagem cuidadosa e multidisciplinar. 

Abaixo, detalhamos cada passo essencial para garantir uma recuperação eficiente e segura.

1) Anamnese (Avaliação médica)

A primeira etapa é procurar um médico e um enfermeiro estomaterapeuta. 

Durante a consulta, o profissional buscará entender todo o seu histórico médico e familiar e solicitar exames complementares de sangue e de imagem.

2) Controle da doença

Se ficar constatado já nessa consulta que o paciente está com diabetes ou outra doença, o médico imediatamente indicará a medicação para controle do problema.

E, claro, deve ser recomendado também que se faça uma mudança nos hábitos de alimentação, tabagismo e outros problemas que afetam a circulação.

3) Indicação de medicamentos antibióticos e anti-inflamatórios

Caso a ferida esteja inflamada  ou infeccionada, serão recomendados medicamentos anti-inflamatórios para feridas e antibióticos para serem consumidos via oral.

Jamais se deve indicar o uso de pomadas antibióticas, pois já ficou comprovado que elas prejudicam ainda mais a cicatrização ao tornarem as bactérias mais fortes.

4) Tratamento tópico da ferida no dedo do pé

Em paralelo a isso, será iniciado junto com o enfermeiro estomaterapeuta uma estratégia específica para os cuidados com a ferida em si.

Isso vai envolver a limpeza correta da ferida e a indicação de um curativo especial, que pode ser associado a outras substâncias que aceleram a cicatrização.

Alguns dos curativos mais utilizados nestes casos são os de alginato, hidrocoloides e outros  Impregnados com prata ou iodo, que ajudam a prevenir infecções.

Os profissionais envolvidos vão indicar qual a melhor alternativa para o seu caso específico, bem como os cuidados que deverá ter com o curativo no dia a dia.

Jamais utilize produtos que possam irritar a pele, como álcool ou água oxigenada na ferida, pois podem prejudicar ainda mais a cicatrização.

5) Alívio na pressão no pé

De nada vão adiantar todos esses cuidados, se o paciente continuar a gerar atrito na ferida caminhando descalço ou com calçados desconfortáveis.

Por isso, o médico pode recomendar também o uso de calçados ortopédicos ou palmilhas especiais para gerar conforto no local da lesão.

6) Tratamentos associados para acelerar a cicatrização

Em casos mais avançados, pode ser necessária a adoção de tratamentos avançados para acelerar a cicatrização, como:

  • Terapia de pressão negativa (Curativo a vácuo): Este tratamento utiliza um dispositivo que aplica pressão negativa (vácuo) à ferida, ajudando a remover exsudato e promovendo a formação de tecido saudável. 
  • Laserterapia: A laserterapia na ferida utiliza luz de baixa intensidade para estimular a cicatrização dos tecidos. Esse tratamento promove a regeneração celular, aumenta a circulação sanguínea e reduz a inflamação.
  • Ozonioterapia: A ozonioterapia envolve a aplicação de ozônio, um gás com propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias. Esse tratamento pode ser administrado de várias formas, incluindo a aplicação tópica. 
  • Oxigenoterapia hiperbárica: Envolve a inalação de oxigênio puro em uma câmara pressurizada, aumentando a quantidade de oxigênio no sangue e, consequentemente, nos tecidos. 
  • Terapias biológicas: Incluem o uso de fatores de crescimento e substitutos da pele bioengenheirados, que podem ajudar a estimular a cicatrização em casos complexos.

Qual médico procurar para tratar ferida no dedo do pé que não sara

Em casos de feridas complexas, o mais indicado é que o tratamento seja realizado por uma equipe multidisciplinar, com médico e enfermeiro estomaterapeuta.

O médico vai buscar tratar o paciente como um todo, para que seu organismo se torne receptivo para a cicatrização da ferida.

Já o enfermeiro estomaterapeuta tem a especialização em cicatrização e saberá indicar quais os melhores curativos e tratamentos tópicos para a ferida.

Você encontra esses profissionais em clínicas especializadas em cicatrização, como a Doutor Feridas.

Agende uma consulta gratuita de avaliação em uma de nossas unidades.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − cinco =

plugins premium WordPress
doutor-feridas-marca

Agende agora uma Consulta com um Especialista em Feridas

Temos especialistas em todo Brasil para atendimento em nossas clínicas ou em domicílio

doutor-feridas-marca

Agende agora uma consulta com um Especialista em Feridas​!

Temos especialistas em todo Brasil para
atendimento em nossas clínicas ou em
domicílio.

Aceitamos PIX, cartão ou boleto. Pagamento facilitado.